Curiosidades


A palavra matrimônio, ainda que seja compreendida como sinônimo de casamento, é referente exclusivamente à união entre um homem e uma mulher, uma vez que deriva de mater, matris (mãe) no latim clássico.

A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimonio tem origem no radical mater ("mãe") seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também pode ser do latim medieval casamentu: Ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.


A seguir, veremos algumas curiosidades sobre o casamento, matrimônio e suas tradições e costume em diferentes partes do mundo.



1. Documentos necessários para o casamento no Brasil


1.1 Casamento Cívil


Documentos

A primeira etapa do casamento civil é o “Pedido de Habilitação”, momento em que os noivos vão até o cartório mais próximo da residência de um deles e se submetem a um processo averiguação, no qual devem provar que estão desimpedidos para casar. Nesta etapa, que deve acontecer pelo menos 30 dias antes da cerimônia, o casal deve apresentar todos os documentos necessários para o casamento.

Estando os documentos em ordem, o oficial afixa os proclames do casamento em local de fácil acesso do cartório e publica na imprensa local para conhecimento público. Se, em um prazo de 15 dias, ninguém apresentar impedimento para o casamento, os noivos receberão a habilitação e estarão aptos para casar. Esta habilitação é válida por 90 dias.


Documentos a serem apresentados:


Solteiros
-Certidão de Nascimento;
-Carteira de identidade (RG);
-Duas testemunhas, parentes ou não, maiores de 18 anos e que conheçam os noivos e estejam dispostos a atestar que não há impedimentos ao casamento;
-Comprovante de residência.


Divorciados
-Certidão de Casamento com averbação do divórcio;
-Prova da partilha de bens (Se a partilha não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).


Viúvos
-Certidão de casamento;
-Certidão de óbito do ex-cônjuge;
-Caso o noivo(a) tenha filhos do casamento anterior, deverá apresentar prova da prévia partilha de bens. (Se a partilha ainda não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).


Estrangeiros Solteiros
-Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte;
-Certidão de Nascimento*;
-Declaração de Estado Civil (atestado Consular).


Estrangeiros Divorciados
-Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte;
-Certidão de Casamento com averbação do divórcio*;
-Prova da partilha de bens*. (Se a partilha não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).


Estrangeiros Viúvos
-Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Passaporte;
-Certidão de casamento com anotação do óbito do cônjuge ou Certidão de Óbito*;
-Caso o noivo(a) tenha filhos do casamento anterior, deverá apresentar prova da prévia partilha de bens*. (Se a partilha ainda não tiver sido realizada, poderá haver o casamento, mas apenas no regime de separação universal de bens).


(*) Estes documentos devem ser traduzidos e registrados por Oficial de Registro de Títulos e Documentos;


Menores de 18 anos
-Os menores de 18 anos e maiores que 16 apenas poderão se casar mediante o consentimento do pai e da mãe, que devem ir até o Cartório para assinar o Termo de Consentimento. Caso os pais sejam falecidos, é preciso levar a certidão de óbito. Se os pais morarem em outra cidade, eles devem ir ao Cartório Civil mais próximo para assinar o Termo de Consentimento, e em seguida enviá-lo aos noivos. Se um dos pais estiver desaparecido, os noivos devem levar ao cartório duas testemunhas maiores de 18 anos que atestem o desaparecimento.


Menores de 16 anos
-Apenas podem se casar com autorização judicial.


Com a certidão de habilitação em mãos, o casal deverá comparecer pessoalmente ao cartório de sua preferência para marcar dia e hora da cerimônia. O casamento civil pode ser realizado no próprio cartório ou em diligência, isto é, em algum buffet, salão, sítio, casa, etc (neste caso o casal deve procurar o cartório mais próximo do local onde a cerimônia se realizará).


Taxa para o registro civil do casamento
As custas cobradas pelos cartórios de registro civil referem-se aos documentos exigidos para a celebração do ato (habilitação, assento de casamento etc...). As taxas variam de um município para outro. Na cidade de São Paulo o valor cobrado atualmente é de R$ 258,20. Conforme diz o Código Civil, esses valores não serão cobrados em caso de pobreza (nesse caso será solicitada uma declaração de pobreza). Se o casal optar pela celebração do casamento fora do cartório, também é cobrada uma outra taxa destinada ao custeio do transporte do juiz de casamento.


1.2 Casamento Religioso


Documentos

O Que É Preciso?
-Pagamento de taxa na igreja; (taxa do Padre quando em buffet)
-Apresentar os documentos com dois meses de antecedência à data do casamento;
-Se o(a) noivo(a) não pertencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento, deve apresentar os documentos pedidos à própria Comunidade Paroquial;
-O Pároco do(a) noivo(a) deve dar licença por escrito para o casamento se efetuar na Igreja escolhida pelos noivos.



Documentos Necessários
-Certidão de batismo;
-Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a certidão de óbito do ex-conjuge;
-Cópia autenticada da carteira de identidade de noivos e padrinhos;
-Protocolo do processo civil;
-Comprovante do curso de noivos.




2. Regime de Bens


Regime de Bens

Comunhão Parcial de Bens
Todo o patrimônio adquirido após o casamento, exceto os bens anteriores ao casamento (os bens que cada um recebeu por doação ou sucessão), é comum ao casal, e será dividido na separação.


Comunhão Universal
Todos os bens adquiridos pelo casal, antes e depois do casamento, serão de propriedade conjunta. Se os noivos optarem por este Regime de Bens, será necessário que compareçam a um Tabelionato de Notas para que seja feita uma Escritura de Pacto antenupcial.


Participação final nos aqüestos
Todo o patrimônio adquirido após o casamento, exceto os bens anteriores ao casamento (os bens que cada um recebeu por doação ou sucessão), serão divididos na separação, mas, até lá, pertencem ao cônjuge que os adquiriu, para ser administrado como este bem o desejar.


Separação Total / Separação Universal de Bens
Todos os bens adquiridos antes ou depois do casamento são de propriedade individual. Caso os noivos optem por este Regime, será necessário que se dirijam a um Tabelionato de Notas e façam uma Escritura de Pacto antenupcial.





3. Tabela Completa de Bodas

Bodas é o nome da celebração das festas de casamento, sejam elas no civil ou religioso. As bodas são comemoradas todos os anos, e a cada ano ela recebe um significado e uma denominação diferente.

O termo bodas é oriundo do latim, e significa promessa. Bodas foi escolhido pois refere-se aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.

A tradição das bodas surgiu na Alemanha, onde era costume de pequenos povoados, oferecer uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Então, com o passar dos séculos, foram criadas outras simbologias para os anos que ficam entre os 25 e os 50, e quanto mais tempo de casado, maior é a importância do material, do mais frágil ao mais fraco.




4. Símbolos do Casamento


Aliança

Aliança de Casamento As alianças que marido e mulher usam na mão são sinal de felicidade um do outro. Amando-se os esposos estão amando a Deus. Na Bíblia existe uma passagem importante a esse respeito. É o dilúvio. Nele, Noé é salvo com sua família.
Depois do dilúvio, Deus abençoa a humanidade renovada e renova a aliança com a família de Noé. O arco-íris é o sinal da grande aliança do Criador com suas criaturas. O arco era uma arma de guerra. Mas Deus não usa arma que mata. Seu arco, sua aliança é um sinal de paz e reconciliação. É sinal de vida nova. O arco-íris significa que a humanidade não sofrerá um novo castigo, como no Dilúvio. As armas de Deus são o amor e a fidelidade. Ao ver o arco-íris, Deus se recorda de sua “Aliança” e tem piedade de Seu povo.
As alianças que os esposos usam são um pequeno arco-íris. Quando Deus olha as alianças de marido e mulher Ele se lembra de sua aliança, com a humanidade. As alianças que os esposos usam querem significar todo o amor que Deus sente pelos homens. As ALIANÇAS são um selo de fidelidade. Quando o sacerdote benze as alianças, representa que Deus está se “lembrando” de Seu contrato de amor para conosco. O cônjuge que é fiel ao seu companheiro está sendo fiel ao seu Criador e tornando concreto e atual o contrato amoroso de Deus com Seu povo. Aquele que é infiel, quebra a “Aliança com Deus”. O mais importante é ser fiel a quem se jurou fidelidade sob as bençãos de Deus através do Sacramento do Matrimônio.



Arroz

Arroz Alguns detalhes não podem faltar em cerimônias de casamento e já se tornaram costumes que são seguidos por todos os casais. O Arroz que é jogado nos noivo após a cerimônia religiosa já vem sendo feito a muitos anos sendo uma tradição antiguíssima.
Para os noivos jogar arroz simboliza felicidades desejadas ao casal que acabou de se unir e é uma tradição praticada por hindus e também chineses, mas que se espalhou pelo mundo todo. O arroz passa aos noivos prosperidade e frutificação para que os mesmos tenham uma união de carinho e com muitos filhos. Acredita-se também que se os casais comer arroz em grande quantidade a saúde, felicidade e riqueza aumentariam. Nem todos os casais sabem ao certo o motivo de se jogar o arroz, mas mesmo assim fazem questão de serem recebidos na porta da igreja depois da cerimônia com muito arroz.



Amêndoas

Amêndoas A tradição de oferecer amêndoas como lembrança para os convidados vêm da Itália, pela tradição os noivos devem dar 5 amêndoas.
Acredita-se que cada uma das 5 amêndoas representam bons sentimentos e desejos que os convidados compartilham com os noivos.
As amêndoas signifcam: saúde, riqueza, vida longa, fecundidade e felicidade. Para você que estava em dúvida ou não sabia o que oferecer de lembrança as amêndoas são uma ótima opção, além de serem lindas carregam um bonito sigificado.
As amêndoas são geralmente embaladas com tule, amarrado com fita de cetim. Se você prefirir coloque em cada um dos saquinhos um pequeno papel contando porque está oferecendo as amêndoas, com certeza seus convidados vão adorar o significado desta lembrança.



Bem Casados

Bem Casados Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares. O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil com a colonização e é comum nos dois países até os tempos atuais. A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multicentenário alfajor árabe. Sua aparência lembra muito o Macarons um bolinho receado francês.



Buquê/Bouquet

Buquê/Bouquet A tradição do buquê de noiva está ligada a simbologia da vida, já que as flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a fertilidade. Acredita-se que o buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera.
Na Idade Média era comum a noiva fazer o trajeto a pé para a igreja e no caminho recebia flores ou ervas e temperos para trazer felicidade e boa sorte. Ao fim do trajeto ela tinha já formado um buquê e cada um destes presentes tinha um significado referente, assim os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido. Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos começaram a tornar-se mais sofisticados, devido à chegada de flores exóticas.

Nos dias de hoje, o buquê é essencial para que o traje da noiva esteja completo. Ele pode ser feito de flores naturais ou artificiais.
Nos casamentos realizados na parte manhã ou a tarde, é aconselhável que o buquê seja de pequeno ou médio porte e com flores do campo ou flores coloridas, já para as cerimônias a noite recomenda-se buquê maior com flores mais nobres e chamativas.
Os formatos dos buquês podem ser: pequeno e redondo, cheio e redondo, tipo cascata ou tipo braçada.
O importante é você escolher um buquê de acordo com seu vestido e personalidade e caso você não queira se desfazer do buquê então faça outro para ser tradicionalmente jogado às convidadas. Essa tradição já era praticada na antiguidade e por isso confeccionava-se dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote era guardado. O segundo, era lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, teria a sorte de ser a próxima a casar.



Véu da noiva

Véu da Noiva Na Grécia Antiga o véu protegia a noiva do mau olhado. Já na Idade Média, representava status, nobreza e era usado como peça do vestuário feminino, para o dia-a-dia, quanto maior o véu mais riqueza aquela mulher possuía, além de proteger a pele das nobres do sol.

Para os católicos o véu está ligado a figura de Maria, símbolo de pureza e virgindade. Hoje, o também representa pureza mas, é usado, principalmente para deixar a noiva com um ar mais angelical e misterioso.





Lua de Mel

Lua de Mel A origem da expressão Lua-de-mel é bastante curiosa.
Na época não se tratava de uma noite linda de amor após a união do casal como acontece hoje, mas sim da captura de uma mulher por um homem apaixonado. E muitas vezes contra a vontade da futura noiva.

Depois de capturar a moça, o noivo a escondia por um mês, sob a semana da lua cheia.
Durante este período, bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse aos braços apaixonados do futuro noivo. Por isso “lua de mel”.





5. Nós de gravata


Veremos a seguir os mais famosos tipos de nós de gravata, por Ermenegildo Zegna.

Nós de Gravata




6. Tradições pelo mundo


China

China – Troca de vestidos

O costume da noiva chinesa é de ter ao menos três vestidos para serem usados durante a festa. Essa tradição, que hoje acontece também no Brasil, faz parte das versões modernas dos casamentos chineses.
Primeiro, há o tradicional qipao ou cheongsam, que é geralmente vermelho, pois a cor simboliza sorte na cultura chinesa.Em seguida, a noiva pode trocar pelo vestido branco usual de noivas ocidentais. No final, a noiva deixa por alguns minutos a recepção para colocar um vestido de outra cor a sua escolha ou um vestido curto. Nas cerimônias mais conservadoras, uma banda de músicos, tocando gongos e flautas, acompanha o caminho da noiva para a casa do noivo.
Dependendo da região da China, as cerimônias têm tradições diferentes, como o ritual do chá.



Índia

Índia – Jóias e mãos pintadas

Antes de uma noiva indiana se casar, suas amigas e parentes decoram suas mãos e pés com desenhos elaborados com henna chamados “menhdi”.
Os desenhos são incrivelmente detalhados e demoram horas para ficarem prontos.
Outras tradições indianas é de a noiva estar adornada com muitas joias. Ela também pode fazer o ritual de jogar um pote de arroz na casa do noivo (onde geralmente é feita a cerimônia) para trazer boa sorte e fartura à união.



Judeus

Judeus - Mazel Tov!

A quebra do vidro em casamentos judaicos, em que o noivo esmaga um copo com o pé no final da cerimônia, é uma tradição que remete a algumas lendas, mas não se sabe qual é a verdadeira origem.
Alguns sustentam que o vidro quebrado simboliza a destruição do grande templo de Jerusalém no ano 70 dC, enquanto outros dizem que o vidro quebrado é um lembrete de que a alegria deve ser sempre moderada.
De qualquer forma, quebrar o vidro na festa judaica de casamento é um ato realizado no espírito de felicidade com todos convidados desejando "Mazel tov!", que significa “boa sorte”!



Rússia

Rússia - Resgate da noiva

Os noivos russos têm de trabalhar para conseguir as suas noivas pouco antes da cerimônia. Mas, é tudo uma grande brincadeira tradicional. Antes do casamento, o noivo aparece na casa da noiva e pede novamente a mão de sua amada. Então, seus amigos e familiares recusam o pedido do rapaz até que ele pague o “resgate” em brindes, joias, dinheiro ou com algum tipo de trote.
A partir daí ele ainda é obrigado a fazer danças e a aceitar outras brincadeiras, que podem ser do tipo de mau gosto. Uma vez que o noivo impressiona os amigos e familiares com este resgate nupcial, chamado de "nevesty vykup", ele é permitido ao encontro da noiva.



Paquistão

Paquistão – Sapatos desaparecidos

Enquanto noivos russos estão resgatando suas noivas, os homens paquistaneses têm de pagar se quiserem manter os seus sapatos. Depois de um casamento paquistanês, o casal regressa a casa para uma cerimônia chamada "mostrando o rosto”.
O ritual consiste em que a família e os amigos segurem um xale verde sobre a cabeça do casal e um espelho. Então a noiva remove o véu que ela usa durante toda a cerimônia para revelar seu rosto ao noivo. Enquanto os pombinhos estão ocupados, olhando um para o outro, as mulheres da família da noiva somem com sapatos do noivo e pedem resgate para devolvê-los.



Muçulmanos

Muçulmanos – Mulheres de um lado, homens do outro

Embora os casamentos cristãos no mundo árabe têm semelhanças com os casamentos ocidentais, as cerimônias muçulmanas nos países árabes são mais influenciadas pelas tradições mais antigas em que ocorre a segregação dos sexos. Assim, a cerimônia acontece com áreas exclusivas para os homens separados das mulheres.
O casamento islâmico é como um contrato. A família do noivo é quem procura a noiva que julgar ideal para o rapaz. Feito isso, ele deve visita-la sob a vigilância dos familiares para assegurar a pureza da moça. Além disso, caso o noivo confirme que a noiva não é virgem, ele pode anular o casamento. Isso também pode acontecer na cultura indiana.



Cantão

Cantão – O preço da noiva

As cerimônias de casamento cantonesas geralmente seguem as principais tradições dos casamentos chineses, porém alguns rituais são específicos para o povo cantonês. Em um deles, o “preço” da noiva é baseado na condição econômica do noivo.
A ideia de "vender a filha" ou noiva não é uma expressão muito usada, apesar de o fato acontecer em algumas famílias. Por isso, o valor desse dote da noiva não é muito exigido em todas as ocasiões. Na maioria das vezes isto vem em forma de joias de ouro, tecido fino ou mesmo um porco assado, que simboliza a virgindade da noiva. Presentes de casamento são oferecidos pelos casais de idosos e chá é servido pelos membros mais jovens da família.



Grécia

Grécia – Comidas e pratos quebrados

A alegria dos gregos com a união do casal já começa dois ou três dias antes do casamento, quando os noivos organizam uma festa chamada Krevati (“cama” em grego) em sua nova casa. Neste dia, amigos e parentes do casal colocam dinheiro e crianças na nova cama dos noivos para trazer prosperidade e fertilidade na vida deles. Após esse ritual, eles partem para a celebração com comida muita comida e música.
No dia do casamento, o noivo não pode ver a noiva até o momento esperado da união. Depois de trocarem buquês de flores, eles têm a cerimônia de casamento, onde o padrinho entrega as alianças e coloca coroas sobre o casal. No final da cerimônia de casamento, os convidados especiais, como amigos íntimos e familiares, recebem amêndoas açucaradas (tradicionalmente em número ímpar), como um presente do casal.
Após a cerimônia, geralmente o casal realiza uma festa grande com muita comida, bebidas, música e dança, geralmente até a manhã seguinte. Como símbolo de sorte e prosperidade, os gregos realizam a famosa quebra de pratos ao som de uma música folclórica tradicional.



Polônia

Polônia – Dias e dias de festa

Quem nunca ouviu a expressão “casamento de polonês”, para festas que duram vários dias?
A frase não ficou conhecida à toa, pois os poloneses fazem mesmo comemorações que podem durar dois, três dias ou até mais, entre a cerimônia principal, a festa com rituais, comidas, bebidas, danças e brincadeiras, além de outras celebrações. Essa tradição veio como uma forma do povo estender os momentos de alegria, depois de ter sofrido tanto durante a guerra.





7. Cerimônias curiosas e diferentes


Os casamentos e noivados que existem pelo mundo não são somente feito de vestidos bonitos, comidas e momentos agradáveis. Há muitos rituais estranhos e até bizarros, que fazem parte das cerimônias de outros países.
Quer conhecer? Confira abaixo e agradeça por ser uma noiva brasileira!


Índia: casar com um animal

De acordo com um artigo do site Environmental Graffiti, as mulheres indianas podem ser forçadas a se casarem com animais. Isso acontece em algumas regiões do país, onde existe a crença de que os fantasmas podem habitar certas pessoas. Fazendo as meninas casarem com animais é a forma de exorcizarem o mal. Mais especificamente, eles acreditam que esses “maus espíritos” estão em meninas que já nascem com um dente de leite, que são feias ou têm alguma desfiguração facial.
Normalmente, os animais “noivos” são cabras ou cachorros. Mas, calma! A menina não precisa passar o resto dos dias com o animal e muito menos fazer alguma coisa com ele. Esse casamento é simbólico. Ela é livre para casar com um homem mais tarde, quando os familiares acharem que os “fantasmas” já se foram. O difícil é saber como eles chegam nessa conclusão...


Malásia: não ir no banheiro 72 horas antes do casamento

É isso mesmo que você está lendo acima. Segundo a tradição de algumas regiões da Malásia, os noivos não podem urinar e nem fazer o “número dois” por 72 longas horas. O casal é tratado pelos familiares apenas com o mínimo de água e sem comida alguma.
Além disso, eles são vigiados o tempo todo para nada, literalmente, “sair” do roteiro. De acordo com a crença, se o casal consegue passar por essa prova torturadora, eles são capazes de sobreviver a uma vida juntos, e além de ter fertilidade, nenhum dos seus filhos irá morrer. Mas, precisa desse sofrimento todo, gente?


Mauritânia: engordar as meninas para casar

Na região da Mauritânia, na África, mulher atraente e boa para casar é mulher obesa, mesmo que ela não consiga nem andar por conta do peso. Por conta disso, meninas novinhas, a partir de uns cinco anos de idade, são obrigadas pelas mães a ingerir grandes porções de comida, muitas vezes até passarem mal.
A prática é chamada de “leblouh” e visa o conceito de que quanto mais gorda a mulher, melhor, não importando se isso acaba com a sua saúde ou as façam ter vidas mais curtas. Tudo o que importa para as famílias é que a menina fique o mais pesada possível, a fim de vendê-la por um preço alto quando ela atingir a idade para se casar. Pelo visto, não existe amor na Mauritânia.


Mais algumas curiosidades

* Na ilha de Samoa, o vestido de noiva é feito da casca da amoreira
* Na Nigéria, se a noiva engordar antes do casamento (ou mesmo depois), o noivo tem o direito de mandá-la de volta para seus pais
* Em alguns povoados do Quênia, no primeiro mês após o casamento, o noivo deve vestir roupas femininas e desfilar pela aldeia para compreender o quão difícil é ser uma mulher
* Na Namíbia, a noiva usa um véu em vez de um chapéu especial, chamada de "ECORA" e que é feito de pele de cabra, gordura, alcatrão e ocre vermelho
* Na tribo Surma, da Etiópia, antes do casamento, a menina deve extrair os seus dentes inferiores, perfurar o lábio e inserir um disco de argila nele. De tempos a tempos, o disco é substituído por um de diâmetro maior. Isto simboliza o nível de riqueza da família da noiva
* Na Albânia, os noivos ainda têm que segurarem após o casamento. O conceito da noite de núpcias é outro. Há uma tradição em que nas primeiras três noites de casados, a mulher deve resistir aos ataques de seu marido como parte do desempenho dos deveres familiares. Isto é feito para confundir os maus espíritos. Haja resistência!





8. Festa de Debutante


A seguir, veremos os mais diversos temas para a realização de uma bela festa de debutante. Escolha sempre o que mais se adapte a você, a seus gostos, sonhos e vontades.


8.1 Tradicional

Os próprios profissionais do meio revelam que a festa tradicional pode ser considerada um tema de festa.

Sugestão de decoração: para a decoração escolha cores que você goste e que combinem entre si. O ideal é que sejam cores mais claras, que gerem um aspecto delicado. Na decoração floral, use flores como rosas ou lisiantus.

Sugestão de cerimonial: se você quer que sua festa seja muito tradicional, realize cerimoniais tradicionais, como a passagem da boneca (a debutante dá uma boneca à uma menina da família, representando a passagem de sua infância para a menina), a troca de sapato (o pai troca o sapato da filha colocando nela um salto alto, representando o início da vida adulta), a entrega da jóia (os pais presenteiam a filha com uma jóia), entre outros. A valsa é indispensável nesse tipo de evento.

Plus: cuidado para a festa não ficar cansativa. Esses cerimoniais ocupam um grande tempo. Você deve fazer uma festa como essa se for delicada e se for seu desejo, caso contrário, não combinará nada com você.


8.2 Anos 60 – Grease

Década marcada pelo fato da música fazer parte de todos os momentos vividos pela juventude, estampa de bolinha, jaquetas de couro, lenços no pescoço calças justas penteados trabalhados e topetes com muito gel.

Sugestões para o Tema

Convite: o convite poderá criar bem neste momento, de um lindo disco de vinil até um convite simples como era usado na época. Decoração: Use algumas peças da época, como Lambretas, Juckbox, Geladeiras da época, toalhas quadriculadas, cadeiras com assento da cor da toalha.toalhas brancas com bolinhas pretas e decoração floral vermelha ou branca.

Traje: por se tratar de uma festa de debutante temática, é legal seguir o estilo pedindo a todos os convidados que estejam trajados de acordo com a época.

Os 15 casais: os casais devem estar caracterizados de maneira uniforme, estando todas as garotas com o mesmo vestido e todos os garotas com o mesmo traje.

Entrada triunfal: chegar em um lindo carro conversível da época de preferência vermelho, seria algo muito legal.

Idéia: que tal ousar e combinar com todos os 15 casais, uma linda apresentação ao som de Summer Nights – John Travolta e Olívia Newton John.


8.3 Disco 70’ – Nos Embalos de Sábado a Noite

Década marcada pela música dançante, as danças de casalzinho da lugar as danças em grupos com pacinhos ensaiados, roupas mais ousadas e coloridas, calças santropes, bocas de sinos, sapatos branco, cabelos Black Powers.

Sugestões para o Tema

Convite: um convite estilo caricatura, com o tema é muito legal, um lindo disco de vinil.

Decoração: o quadriculado preto e branco, as luzes coloridas, o globo de espelho, são indispensáveis.

Traje: por se tratar de uma festa de debutante temática, é legal seguir o estilo pedindo a todos os convidados que estejam trajados de acordo com a época.

Os 15 casais: os casais devem estar caracterizados de maneira uniforme, estando todas as garotas com o mesmo vestido e todos os garotas com o mesmo traje.

Entrada triunfal: uma musica da época estilo Bee Gees na entrada ficaria bem legal, usar um Mustang conversível carro top da época, arrasaria.

Idéia: que tal ousar e combinar com todos os 15 casais, uma linda apresentação com um pacinho criado especialmente para o momento ao som de uma música da época.


8.4 Festa 15

Muito usada nos dias de hoje, a festa 15 é um meio termo para aquelas debutantes que não querem a festa tradicional, mas também ficam receosas com um tema especifico.
Nesta quase balada, o cerimonial é bem mais curto, mas não dispensa a tradicional valsa, o cerimonial é reduzido justamente para não se tornar algo cansativo, ficando somente a entrada triunfal e a valsa com os 15 casais.

Decoração: por não ser uma festa temática, fica bem legal algo moderno e com a cara da Debutante, se for romântica coloque arranjos florais e velas, se for mais despojada, pode ousar com um arranjo com cores, néon, mini-aquários e outras opções nada convencionais.

Vestido: neste tipo de festa fica bem legal você colocar dois tipos de vestidos, o primeiro mais tradicional para o momento do cerimonial, e o segundo um muito luxuoso para o momento balada.

Idéia: Seria bem legal alguma surpresa para os convidados no inicio da madrugada, sorvetes rochinha, uma apresentação especial, algo que de uma injeção de adrenalina em seus convidados.


8.5 Techno Ibiza - Balada

Esta festa é a cara da Debutante que quer curtir cada segundo da sua festa.
O cerimonial é colocado de lado e a balada toma conta do ambiente desde o inicio.

Sugestões para o Tema

Convite: Um cartão magnético igual ao de uma danceteria seria bem legal, pense também em pulseiras para dar a impressão que todos são VIPS. Crie um convite moderno.

Decoração: por se tratar de uma balada, fica muito legal alguns bistrôs espalhado pela pista, um bar muito maravilhoso (lembrando sempre que a bebida alcoólica em festa de debutante não é correta, pois a maioria dos convidados são menores, você pode fazer drinks maravilhosos sem álcool, o importante é o visual. Lounges espalhados camarotes especialmente decorados e um coquetel bem solto irão dar um charme todo especial.
Crie um ambiente para os adultos ficarem, uma opção muito legal é fazer um café com serviço de barista, eles vão adorar.

Vestido: Como você esta em uma balada, pode usar um vestido chique e bem descontraído neste caso você pode até ousar com um vestido mais curtinho, aos convidados um Esporte Fino cai muito bem. (descontraído não significa que você não esta em uma festa, escolha algo chique e apropriado para o momento).

Idéia: Uma performance com dançarinos, barman com apresentação de flair, tudo que visualmente é muito bonito, será bem vindo.


8.6 Moulin Rouge

Esta festa será um verdadeiro espetáculo, tudo tem que ser grandioso e muito luxuoso. Faça uma grande peça teatral.

Sugestões para o Tema

Decoração: por se tratar de uma cabaré, fica muito legal moveis da época, um palco grande e decorado com cortinas de veludo nos tons fortes vermelho, ouro, preto ou cobre. Crie camarotes VIPS para acomodar aos adultos, mesinhas de bar em madeira para o restante dos convidados como centro de mesa uma peça em ferro com rosas colombianas vermelhas e velas, faça um grande show.

Vestido: é chegada a hora de parar o local, faça um vestido com tons de vermelho e dourado, com muito babado, espartilho, saia. Seja única e arrase.
Aos convidados, terno e gravata para os homens, vestido para as mulheres.

Idéia: Pegue suas 15 melhores amigas, faça um vestido muito chique para elas, mas diferente do seu, monte uma apresentação que lembre o tema para ser feita como abertura da noite.
Durante a noite deixe algumas dançarinas animando os convidados.


8.7 Hollywood – The Oscar goes to...

O cinema é um mundo que não tem limites, tudo pode.
Esta festa tem que ser muito chique em todos os sues detalhes, tons de preto e branco irão ajudar a valorizar o local.

Sugestões para o Tema

Decoração: crie uma entrada muito luxuosa, com o famoso tapete vermelho, coloque um grupo de figurantes, lembrando as pessoas que ficam querendo tirar fotos das estrelas. Painéis fotográficos iluminados irão trazer o ar de cinema, contrate sósias de artistas consagrados e deixe os soltos entre os convidados. Pegue filmes que marcaram a sua vida e espalhe painéis alternados com os seus.
Crie na entrada uma calçada da fama, onde seus convidados colocaram seus pés e irão escrever o seus nomes, a surpresa será ao final do evento eles poderem levar este pedaço com lembrança desta linda noite.

Convite: faça um encarte estilo pré-estréia e coloque em uma caixinha de DVD, se você quiser arrasar pode até fazer um DVD com um lindo vídeo mostrando momentos seus com um convite pessoal seu no encerramento.

Entrada Triunfal: Alugue uma grand limousine(daquelas de 9 metros que você só vê no Oscar), faça uma filmagem simultânea de sua chegada nos telões, com a apresentação de um mestre de cerimônias, use um tema musical de impacto, um jogo de luzes de deixar qualquer um sem ação e adentre o salão principal e espere ser aplaudida de pé por seus convidados.
Agradeça no palco aos seus convidados, quando receber a Estatueta Dourada.

Vestido: um longo arrasador será muito bem vindo, se poder durante a sua entrada use um vestido estilo sereia, e o troque durante a festa para poder ficar mais a vontade. Se seus convidados poderem seria muito legal um social completo.

Idéia: Faça uma linda e cinematográfica retrospectiva, um livro de assinatura no tema. De na saída de seus convidados uma foto-lembrança com seus convidados nas capas das mais famosas revistas de celebridades do país.
Outra possibilidade bem legal é uma premiação como a do Oscar, premiando as pessoas que são importantes para você, premio de melhor amiga entre outros.


8.8 Baile das Mascarás

Muito chique e romântico este baile tem como base as festas antigas onde os convidados exibiam maravilhosas mascaras que combinavam com seus trajes e personalidade.

Sugestões para o Tema

Decoração: Muita lycra, mascaras grandes espalhadas pelo ambiente, cores mais fortes e escuras, velas espalhadas pelo salão.

Vestido: tem que ser algo mais sensual para combinar com a mascará.

Entrada Triunfal: lembrando as festas tradicionais faça uma troca de mascarás troque a primeira uma ,mascara mais leve por outra mais forte e sensual. Dance a valsa como manda o figurino.

Idéia: Faça pequenas mascaras trabalhadas com uma linda lembrancinha deste momento.


8.9 Festa a Fantasia

Nesta tudo pode, mas uma regra é fundamenta, todos os convidados terão que estar fantasiados, você deverá ser mais o estilo balada, algo bem despojado.

Sugestões para o Tema

Decoração: use algo alternativo como peças que complementem algumas fantasias, cavaleiros medievais, colombinas e alguns personagens já conhecidos destas festas.

Idéia: Faça um concurso de melhor fantasia, fantasias mais original e de um premio simbólico aos vencedores.


8.10 Festa do Hawai

Uma festa Havaiana é algo para deixar todos os convidados com vontade de quero mais, leve a coisa caindo para o ar meio praiano, colares havaianos, trajes brancos para os garçons e para todo o staff da festa, colocar umas dançarinas também irá valorizar.

Sugestões para o Tema

Decoração: Crie ambientes distintos, estilo prainha, lual, bangalôs, faça um bar com muitas frutas, uma farta mesa de frutas tropicais, muito verde espalhado pelo ambiente.
Trabalhe com moveis de vime ou ratã, almofadas coloridas e estampadas.
Se for colocar arvores coloque algumas com estilo mais tropical, tipo coqueiro entre outros, sempre iluminadas.

Vestido: siga o tema, faça algo bem praiano, os convidados podem entrar no clima e estarem caracterizados.

Convite: faça algo com conchas e palha, fica bem a cara da festa.

Idéia: no ambiente estilo lual coloque uma roda com violão e bongos, será um charme.


8.11 Butterfly

Este tema é super romântico e delicado.

Sugestões para o Tema

Crie um ambiente em cores calmas e claras, faça algumas peças relacionadas ao tema.
Monte uma linda tenda de voil, mesa de doces de vidro e coloque algumas borboletinhas de cristal espalhadas pela tenda.

Coloque em ponto específicos do espaço algumas arvores francesas iluminadas com flores tipo orquídeas e algumas borboletas, a cor rosa irá te facilitar muito neste tema.

Idéia: personalize bastante a sua festa, faça uma pista com um desenho no chão seu envolvida pelas suas borboletinhas, será um show.